Harmonização Facial

Harmonização Facial

17/outubro | admdermatologic | 0 visualizações
 

Você sabia que o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking de procedimentos estéticos realizados no mundo todo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos?  Um termo muito abordado nos dias de hoje é a “harmonização facial”. Mas o que vem a ser isso? A harmonização facial é um conjunto de técnicas, tais como a aplicação de toxina botulínica e uso de bioestimuladores e preenchedores, que irão proporcionar um equilíbrio estético e funcional da face, tornando-a mais atraente. Uma preocupação de quem busca esse tipo de abordagem é não mudar demais o rosto e realizar mudanças gradativas e suaves. É aí que entra o bom senso do médico, que deve ser bem capacitado e orientar o paciente sobre quais procedimentos realizar e quais produtos utilizar.

É notório que nem sempre o que a pessoa acha que deve mudar é o que realmente trará resultados satisfatórios.  Após análise do rosto de cada um, analisamos quais as prioridades no tratamento. A correção do bigode chinês, por exemplo, requer a sustentação da face em primeiro lugar. Depois avaliamos se precisaremos preencher localmente. O preenchimento do terço médio da face ( abaixo dos olhos, perto da lateral do nariz), por exemplo, confere resultados surpreendentes.

Um dado interessante é os termos harmonia e simetria não são sinônimos. Ninguém é 100% simétrico e na busca por uma face proporcional e  harmônica devemos primar pelo aspecto natural.

Com tantos procedimentos disponíveis, é importante ter equilíbrio na hora de optar pelas técnicas e não exagerar. Devemos lembrar que a pressa é inimiga da perfeição. Tenha em mente que iremos trabalhar seu rosto para que fique bem por muitos anos, o bom médico pensa “ lá adiante”.

COMPARTILHE