• (61) 3242-0402, 3244-8565 ou 9831-9900

Retirada de Lesão com Enxertia

Esta técnica é utilizada quando não é possível a retirada de uma lesão por excisão e sutura simples ou por rotação de retalho. Nestes casos, utiliza-se a pele de uma área distante da lesão para cobrir a ferida cirúrgica.

Após anestesia local, remove-se a lesão com bisturi. Cobre-se a ferida que ficou com uma área de pele sadia que foi retirada à distância da lesão inicial. Fecha-se esta área com sutura simples. Coloca-se, então, a pele sadia sobre a ferida e procede-se a sutura com pontos externos. Há a necessidade de um curativo compressivo, que aperta a pele sobre o local onde foi colocada para garantir a sua aderência ao tecido sob ela. Os pontos são retirados em 10 a 15 dias.

Uma limitação desta técnica é que a pele utilizada para cobrir a lesão pode não ter o mesmo aspecto que a pele onde será colocada, com resultado estético pouco satisfatório, porém em casos de remoção de um câncer de pele, o resultado estético não fica em primeiro plano e sim a saúde do paciente, após a remoção da lesão neoplástica.