• (61) 3242-0402, 3244-8565 ou 9831-9900

Melasma

Manchas acastanhadas nas regiões malares, no nariz, em cima do lábio comumente são o chamado “melasma”. É o escurecimento da pele resultado de uma exessiva produção de melanina, que é o pigmento da pele.

O que causa essas manchas? 

O mais importante fator é a exposição solar.

Outros fatores que contribuem ao seu aparecimento são modificações hormonais normais que ocorrem nas mulheres, principalmente se ela fizer uso de pílulas anticoncepcionais ou se estiver grávida. Homens podem desenvolver melasma, mas não tão frequentemente.

Como se trata o Melasma?

De 2 maneiras, basicamente.

A primeira e mais importante: evitar a exposição solar. Você deve usar filtro solar todos os dias, mesmo se o tempo estiver nublado. A segunda medida a ser tomada é a utilização de produtos específicos para despigmentar as manchas e esfoliar a pele.

Outra medida eficaz é a realização de peelings no consultório médico, este procedimento pode acelerar a melhora clínica e pode ser realizado 1 x/ semana, salvo exceções. Existem vários tipos de peeling e é importante estar física e psicologicamente preparada para sua realização, pois pode acarretar vermelhidão e descamação da pele. Grávidas não devem realizar peeling, nem utilizar produtos à base de ácido retinóico. Peelings a laser também podem ser considerados.

Quanto tempo dura o tratamento?

O tempo para se “limpar” a pele é muito variável, mas pode-se esperar uma melhora significativa dentro de 2 a 6 meses de tratamento.

Uma vez obtido o resultado desejado, o tratamento de manutenção deve ser mantido indefinidamente e consiste basicamente no uso de filtro solar.