• (61) 3242-0402 ou 9831-9900

Vitiligo

Vitiligo é uma condição onde se perde a cor da pele.

Qual a causa do Vitiligo?

Não se sabe exatamente, mas existem basicamente 2 teorias:

Genética

Se há alguém na família com esta condição, há maior chance de desenvolver vitiligo.

Auto-imunidade

Ou seja, o sistema de defesa da pessoa passa a atacar as células da pele que produzem o pigmento melanina ( que dá cor à pele).

Tenho Vitiligo e agora?

O curso clínico do vitiligo varia de pessoa para pessoa.

O primeiro passo ao se lidar com esta condição é evitar conversa com alguém que teve ou tem vitiligo ou com alguém que conhece um caso do vitiligo, isto porque como cada caso é um caso, não convém que você obtenha impressões ou informações de outras pessoas.

Qualquer dúvida, fale com seu dermatologista.

Como se trata o Vitiligo?

Uma opção é não se fazer nada. Pessoas de pele clara que evitam a exposição solar frequentemente têm manchas tão discretas, que apenas ela mesma percebe.

As áreas de vitiligo não têm proteção contra o sol, portanto, deve-se utilizar protetor solar diariamente nas áreas expostas, de fator no mínimo 15.

Existem produtos corretores/maquiagem que mascaram as manchas.

Medicamentos chamados corticóides podem ser utilizados, com bons resultados principalmente em estágios iniciais. Os efeitos colaterais incluem afinamento da pele e estrias. São uma opção principalmente em crianças;

PUVA é uma forma de terapia onde se utiliza um agente chamado psoraleno (vira oral ou tópica, ou seja, de ingerir ou de aplicar na pele) que deixa a pele muito sensível ao sol e posteriormente a área acometida é exposta a uma fonte especial de luz chamada UVA. Mãos e pés respondem mal.

Os efeitos colaterais incluem aumento do risco de câncer de pele e fotoenvelhecimento. Óculos de sol e fotoprotetor são essenciais, principalmente nas 12 horas após o tratamento, que é realizado cerca de 2 a 3 vezes por semana. Crianças abaixo de 9 anos, grávidas e lactentes não podem receber PUVA.

Outra alternativa é se enxertar pele nas manchas, este procedimento pode ou não produzir bons resultados, assim como os demais mencionados.

Laser também é utilizado com bons resultados.

Vitiligo tem cura?

Até este momento não. Mas pesquisas têm sido feitas nestas áreas e novas modalidades de tratamento são possíveis.