• (61) 3242-0402 ou 9831-9900

Peeling

É um procedimento de renovação da pele pela a remoção das suas camadas mais superficiais, onde se encontram as células mortas, as manchas e imperfeições. A palavra “peeling” significa descascar, despelar, ou seja, faz-se uma renovação da pele através de um processo de descamação.

Como é feito

Existem diferentes maneiras de ser realizar um peeling. A maneira mais comum, é através da aplicação de ácidos (retinóico, salicílico, etc). A pessoa vai ao consultório médico e este profissional aplica algumas substâncias no rosto ( ou outra área, como mãos, colo), de forma seriada e seguindo técnicas específicas. Dependendo da substância utilizada o peeling pode ser indolor (ácido retinóico) ou pode haver ardor (ácido salicílico e “ATA”).

Tipos de peeling

Existem 3 tipos de peeling: superficial, médio e profundo.

Peeling superficial

É o método mais comum, pode ser realizado sem preparo prévio e em todos os tipos de pele (exceto se bronzeada); este peeling remove apenas a camada mais externa da pele e elimina parcialmente manchas e promove uma aparência mais homogênea e uniforme. Requer cerca de 3 dias para recuperação.

 Peeling médio

É mais profundo, atinge a derme e é indicado para remoção de manchas, rugas superficiais e cicatrizes. Requer preparo prévio com cremes utilizados em casa e de 7 a 10 dias para recuperação.

Peeling profundo

É um processo agressivo, porém delicado, que chega à camada profunda da derme, atenua manchas, rugas e cicatrizes. Requer preparo prévio da pele e a recuperação é mais lenta, durando cerca de 30 dias. Forma-se “cascas” e crostas e requer curativos diários. Este método é muito bom para rugas ao redor dos lábios e olhos.

Regras para todos os peelings

– Para se realizar um peeling, o ideal é que a pele seja preparada antes (7 dias normalmente são suficientes) e receba cuidados pós-peeling (borrifar água gelada, fazer compressas de chá de camomila se houver muita vermelhidão, não remover as crostas.). Sete dias após o peeling, pode-se voltar a utilizar os medicamentos/fórmulas à noite.

– É  fundamental evitar a exposição solar por 1 a 3 meses pós-peeling. O filtro solar deve ser utilizado diariamente.

– Peeling só devem ser realizados por médicos, preferencialmente dermatologistas.

Orientação pós peeling

  • A pele vai ficar irritada, ou seja, avermelhada (em grau leve ou moderado), com leve ardor e pode ocorrer um pouco de dor em algumas áreas.
  • Se necessário, pode-se tomar analgésico, por ex. Paracetamol (Tylenol) 750 mg, 1 cp, de 8/8h. Algumas pessoas reagem muito, outras reagem pouco.
  •  Descamação é desejada e geralmente ocorre por 4 a 10 dias.
  •  Para aliviar o desconforto, pode-se fazer compressas geladas com chá de camomila, 3 a 4X/dia. Usar hidratante também é recomendado: Clean AC (Avene), Ficiogel loção (Sitefel)) ou Toleriane hidratante Facial ou Cicaplast (La Roche Posay), 2x/dia, 5 dias. Solução oral de tintura de arnica, 25 gts em meio copo d’agua de 8 em 8 horas por 10 dias pode ajudar a cicatrizar.
  •  Se houver casquinhas e crostas, elas NÃO devem ser removidas.
  •  Evitar sol por no mínimo 10 dias após o procedimento. Iniciar o uso de filtro solar no dia seguinte ao procedimento.
  •  Geralmente são necessárias 4 a 8 sessões de peeling, para se obter um bom resultado.
  •  5 dias após o procedimento pode-se reiniciar o uso dos produtos que eram utilizados previamente ao peeling.
  •  A observação destas orientações aumenta a chance de eficácia do tratamento.

 

Leave a Comment